Se você é empreendedor, então já deve ter percebido que é ideal haver uma série de burocracias para transformar seu trabalho em algo ainda mais fácil. Afinal, já basta as dificuldades diárias e desafios da sua empresa. Dessa forma, muitos pesquisam como abrir o MEI para conseguir usar das suas vantagens.
Saber como abrir o MEI é algo interessante e importante para todos que possuem uma empresa que se classifica como MEI (cujo critérios iremos falar a seguir). Dessa forma, uma matéria como essa é importante, além de entender quais ferramentas (como cartões de crédito) podem te ajudar a facilitar seu trabalho na empresa.
Atualmente, uma das principais dúvidas dos internautas sobre como abrir o MEI é se o processo pode ser realizado através do aparelho celular. Portanto, já aviso que iremos mostrar todas essas informações neste texto. Ou seja, aproveite os conteúdos disponíveis nesta matéria.
O que é MEI?
Não adianta de nada saber como abrir o MEI sem sequer saber o que significa MEI. Dessa forma, iremos trazer algumas informações essenciais para quem deseja adquirir as vantagens financeiras que vem em conjunto com o título MEI. Preste atenção para saber se você realmente se classifica como MEI.
VEJA MAIS: Confira as vantagens do cartão Petrobras
MEI quer dizer Microempreendedor Individual, é um modelo que é caracterizado por empresas e foi criado pelo Governo Federal com o intuito de formalizar pequenos empreendedores individuais que trabalham por conta própria.
O MEI permite que profissionais autônomos tenham um CNPJ, emitam notas fiscais e paguem uma única taxa mensal de tributos, que irá variar de acordo com a atividade que é exercida. Além disso, o MEI tem acesso a benefícios, tais como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade e outros.
Para se tornar um MEI, é necessário atender a alguns requisitos, como ter um faturamento de até R$ 81.000,00 em um ano, exercer uma das atividades que são permitidas pelo programa e não ter sócios. O processo de registro é simples e pode ser feito pela internet, por meio do Portal do Empreendedor, conforme iremos ensinar.
Caso tenha restado alguma dúvida sobre o MEI e todas as suas características, escrevemos uma matéria na qual detalhamos mais informações para você que quer saber como abrir o MEI. Portanto, basta clicar aqui para ser direcionado para uma matéria que irá te explicar com mais detalhes sobre o MEI.
Saiba como abrir o MEI
Para abrir um MEI, você precisa acessar o Portal do Empreendedor no site do Governo Federal e clicar em “Formalize-se”. Em seguida, preencha os dados solicitados, como CPF, endereço, data de nascimento, e escolha a atividade que você estará exercendo.
Confirme as informações e envie o pedido de formalização. Após a liberação do CNPJ, você pode imprimir o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) e o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para começar a pagar as contribuições mensais.
LEIA MAIS: Conheça as vantagens do cartão Banrisul
Lembre-se de verificar se você se enquadra nos critérios do MEI, como faturamento anual de até R$ 81.000,00 e exercer uma das atividades permitidas pelo programa. Se encaixar dentro dos requisitos é importante para ser aceito e não haver problemas futuros com o seu MEI. Outros critérios foram escritos no bloco de textos anterior.
Seguindo os passos descritos anteriormente, você conseguirá se tornar um MEI, como é dito popularmente. Claro que, para ser empreendedor não precisa necessariamente de regulamentação. Contudo, essa burocracia pode te proteger e te ajudar a aumentar seus ganhos. Portanto, aproveite as vantagens oferecidas.
Gostou das informações?
Essa matéria foi escrita para te mostrar como abrir o MEI. Caso tenha gostado, aproveite para ler nossos outros materiais que abrangem o mercado financeiro como um todo. Afinal, é importante entender esses assuntos no momento que estamos vivendo atualmente. Ou seja, estamos falando de conhecimentos realmente necessários.