Dicas para ter Score Alto e conseguir mantê-lo

Quem deseja em um futuro próximo conseguir alguma concessão de crédito ou realização de negócios, certamente se mantém atento a sua pontuação de score, e deseja obter cada vez mais um score alto.

Anúncio Publicitário

Neste artigo, vamos dar dicas valiosas de como se ter um score maior e ter maior chance de conquistar crédito para realizar um sonho.

O que é o score?

Antes de tudo, vamos explicar o que é o score e sua importância para o Banco na avaliação de liberação de crédito para o consumidor:

O score é pontuação utilizada por várias empresas e ferramentas de análise e indica o perfil do consumidor, e a confiabilidade de que este cumprirá com uma eventual dívida, empréstimo ou aquisição.

Através de sua pontuação de crédito, o Banco vai analisar a sua capacidade de cumprir com os compromissos financeiros num período de tempo específico.

Por meio desta pontuação que varia de 0 a 1000, o Banco vai decidir se é seguro conceder crédito a você, baseado no seu padrão de consumo e pagamento de suas dívidas.

Importância de um score alto

Para quem deseja obter um Empréstimo, Financiamento ou até Cartão de Crédito, é imprescindível ter uma pontuação de score elevada.

dicas para ter score alto!
Foto reprodução: Serasa | dicas para ter score alto!

Como esse número está relacionado a vários fatores como histórico de pagamento de dívidas, nome limpo, atualização de dados, entre muitas outras características, o Banco tem uma espécie de perfil de consumidor, e analisa se é um bom pagador ou não.

Sendo assim, podemos dizer que a pontuação de score é um divisor de águas se tratando em obter a liberação ou não de crédito por partes do Banco, e que é importantíssimo buscar o aumento progressivo desse número.

Como aumentar o score

Sabendo da necessidade de se ter um score alto por conta de seu amplo uso no mercado financeiro e concessão de crédito, vamos apresentar agora algumas dicas muito simples para elevar sua pontuação. Confira essas dicas incríveis e melhore a partir de hoje sua pontuação!

1. Ter o Nome Limpo

Para ter um aumento em seu score, é preciso limpar seu nome. Caso você tenha alguma dívida atrasada, é a hora de negociar com os credores e pagar.

Isso é importante porque caso você tenha o nome sujo, dificilmente seu cadastro será visto de maneira positiva para o mercado financeiro.

dicas para ter score alto!
Foto reprodução: Economia & Negócios – Estadão | dicas para ter score alto!

Para os credores, oferecer um empréstimo ou financiamento para alguém que não esteja com o nome limpo é correr um grande risco de não receber o dinheiro de volta.

Por isso, para que os credores reavaliem seu perfil, é importante estar com um nome limpo e mostrar ser um bom pagador.

2. Pague as contas no prazo ou até mesmo adiantada se possível.

Ter todas as suas contas pagas em dia, mostram o quanto se está compromissado em pagar suas dívidas, e que paga todas elas no prazo.

Uma dica para que isso ocorra naturalmente, é colocar suas contas em débito automático.

A maioria das empresas de energia elétrica, gás e telefone oferecem essa possibilidade atualmente, e isso garante que as contas em dia, e seu score maior.

3. Atualização de dados no Serasa

Mantenha sempre seus dados do Serasa e Boa Vista atualizados.

Mesmo que pareça simples demais ou bobo, é importante manter seus dados básicos como endereço, telefone e endereço , já que isso passa uma ideia de cadastro mais confiável e o aumento de score.

dicas para ter score alto!
Foto reprodução: Olhar Digital | dicas para ter score alto!

Além disso, é interessante estar atento também se algum dado mudar para alterar.

Essa atualização pode ser feita via online ou por meio de uma agência física da instituição desejada.

4. Organização

Para manter um maior controle de suas finanças, é interessante se organizar financeiramente para não necessitar de qualquer recurso de emergência como cheque especial.

Com isso, se tem um score maior e também um controle melhor.

Considerações Finais

Seguindo as 4 dicas acima seu Score Alto pode ser real, todavia score alto não significa necessáriamente que seu crédito será aprovado.

Há outras métricas utilizadas pelos Bancos, onde eles consultam outras coisas além dos Birôs de Crédito, como seu relacionamento com o Banco, e com a Receita Federal.

Caso você tenha gostado de nosso artigo, não deixe de conferir os outros de nosso site. Como esse sobre a diferença entre uma empresa offshore e onshore, ou esse sobre como abrir uma conta em dólar.

Financeiro Digital é um blog do Grupo Azarod derivado do portal O Contábil focado em finança pessoais.

Financeiro Digital 2021 | Esse é um website do grupo Mediaz