Tenho score alto, porém ninguém me dá crédito

Muitos são os que fazem querem entender porque isso acontece, já que é um pouco estranho que mesmo alguém com um score alto não consiga um cartão de crédito. Principalmente por um score alto significar uma maior facilidade para conseguir crédito e financiamento.

Anúncio Publicitário

Então, caso você queira entender um pouco sobre o que pode ter causado sua negação de crédito, leia nossa matéria completa, pois explicaremos alguns dos motivos que podem ter levado as empresas a não lhe concederem crédito.

Por que não me dão crédito mesmo com score alto?

Muitas pessoas costumam pensar que o score alto é a única coisa levada em conta na hora da concessão de crédito. Contudo, não é assim que as coisas funcionam, e há muito mais por trás além disso que você pode nem imaginar.

E isso acontece por um motivo simples. As empresas estão oferecendo crédito, porém elas não querem oferecer para alguém que pode não lhe devolver esse dinheiro. Afinal, com isso elas sairiam lesadas, e convenhamos que ninguém gostaria de passar por isso.

creditscorechart
Foto reprodução: Technoblog

Assim, existem alguns mecanismos além do score alto usados para saber se você é ou não uma pessoas confiável, na qual eles podem lhe conceder crédito sem correr riscos de perder dinheiro.

Mecanismos utilizados para conceder crédito

Um desses mecanismos está em ir atrás de saber se você é ou não é um bom pagador. O que é algo um pouco diferente do que a maioria das pessoas costumam pensar que é um bom pagador.

Para a maioria das pessoas, você se enquadra nessa categoria caso seja alguém que tem o nome limpo e não deve nada para ninguém. E isso não está errado, porém não é toda a verdade, e há mais algumas coisas que contam a seu favor ou contra você nesse aspecto.

mercado de credito jpg
Foto reprodução: Suno Reserach

Obviamente, parte de ser um bom pagador é não dever nada para ninguém, mas ainda existem mais coisas que definem isso, como, por exemplo, você pagar suas contas em dia ou não.

Não basta somente você não ter dívidas, mas as suas compras também precisam ser pagas antes do vencimento, caso não faça isso, mesmo que tenha um score alto, você não conseguirá ser classificado como um bom pagador.

E esse não é o único motivo que pode levar as empresas a não lhe concederem crédito mesmo com score alto. Ainda há outras coisas que podem pesar nessa decisão de liberar ou não o seu cartão.

Outros motivos para não conseguir crédito

E uma dessas coisas é examinar a sua renda mensal. E isso não é somente saber o quanto você recebe, mas também o quanto do seu salário está comprometido com alguma conta. Afinal, se o seu dinheiro não para em sua mão, a chance de não conseguir pagar a fatura é maior.

Por isso, alguns especialistas indicam que seu salário esteja com, no máximo, cerca de 30% reservado para contas. Assim as empresas sabem que você tem um dinheiro sobrando e, provavelmente, uma reserva para lhe ajudar no caso de algum aperto.

politica de credito
Foto reprodução: Xerpa

Outra coisa que pode pesar na hora de ter seu crédito liberado é o quanto de crédito você pediu ou já tem. Isso porque uma quantidade alta de cartões de crédito, ou de pedidos em andamento podem significar um limite muito alto.

O que pode acabar sendo maior que o seu salário, levando-o a não ter como pagar suas despesas. Por isso, escolha com cuidado onde irá pedir o seu crédito, e não saia “atirando para todo lado”.

Leia também: PagBank: crédito sem burocracia

E para ajudar ainda mais nessa escolha, você pode conferir muitas opções onde pode conseguir crédito em nosso site. Não deixe de conferir nossas análises para tomar a melhor decisão possível. E caso queira conferir seu score, pode fazê-lo clicando aqui.

Financeiro Digital é um blog do Grupo Azarod derivado do portal O Contábil focado em finança pessoais.

Financeiro Digital 2021 | Esse é um website do grupo Mediaz