A diferença entre padrão ouro e moeda fiduciária


Anúncio


Anúncio

É importante saber a diferença entre padrão ouro e moeda fiduciária para se manter sempre informado sobre o mundo da economia.

Já há muito tempo, as moedas vêm sendo usadas por vários sistemas econômicos, o uso dessas moedas é feito para que aconteça a troca de valores. Desde o século XX, a moeda fiduciária é a principal moeda do mundo todo.

Essa moeda não possui valor intrínseco, é um tipo de moeda simples com certificado, emitido sem lastro de garantia, baseado somente na confiança de quem emitiu esse certificado de garantia. 


Anúncio

Continue lendo para saber a diferença entre padrão ouro e moeda fiduciária, saiba também outros detalhes importantes para se manter sempre informado no assunto.


Anúncio

Gostou do assunto e quer se aprofundar mais para ter o melhor conhecimento? Então venha saber mais ou venha aprender mais sobre assuntos semelhantes, então confira se o cartão C6 Carbon é bom.

images
Capital Research

O que é uma moeda fiduciária?

Para saber melhor a diferença entre padrão ouro e moeda fiduciária é importante saber o que é uma moeda fiduciária. De forma simples, a moeda fiduciária é basicamente uma moeda sem lastro, ou seja, não tem valor intrínseco.


Anúncio

Essa moeda só possui valor por causa do governo, a economia e as pessoas em geral que atribuem valor a essa moeda fiduciária, então ela não apresenta um valor comum, ela é apresentada com um valor dado por terceiros. Continue lendo para saber a diferença entre padrão ouro e moeda fiduciária.

Um valor intrínseco significa que esse papel não possui um valor prático, um valor pré definido se terceiros ou entidades não atribuíssem um valor determinado para eles.

Um exemplo disso é a nota de cem reais, é apenas um pedaço de papel, mas o ponto a ser ressaltado é que esse pedaço de papel tem um valor intrínseco, dessa forma usamos esse papel como dinheiro com um valor.

Tudo que seja aceito como método de pagamento e possui um valor que depende de terceiro ou instituições para determinar é considerado uma moeda fiduciária. Leia mais para saber a diferença entre padrão ouro e moeda fiduciária.

Exemplos de moedas fiduciárias são o real, o dólar, o euro, a libra, porque elas não possuem um valor intrínseco, e possuem um valor já atribuído.

Se interessou pelo assunto sobre como comprar Bitcoin e ainda quer saber mais sobre? Então confira mais informações sobre a Tesla interromper venda de carros com Bitcoin


Anúncio

A diferença entre padrão ouro e moeda fiduciária
Onze

A diferença entre e padrão ouro e moeda fiduciária, conheça os principais pontos

A moeda fiduciária foi a substituta imediata para o chamado padrão ouro, na época esse era o sistema monetário que havia lastro de ouro. Ela possui um valor intrínseco e esse valor era convertido em notas pelos bancos sempre que um cliente solicitava.

Os governos possuíam diversas reservas de ouro armazenadas por causa do padrão ouro, e o valor das moedas estavam relacionados com essas reservas. Leia mais para saber a diferença entre padrão ouro e moeda fiduciária.

A principal diferença entre padrão ouro e moeda fiduciária é o valor intrínseco e o lastro, a moeda fiduciária só possui um valor por causa de uma determinação de um valor feita por terceiros, já o padrão ouro já era o contrário.

Esse tipo de modelo teve força até a Primeira Guerra Mundial e, depois disso, foi substituído pela moeda fiduciária que hoje é a mais popular do mundo.

images
Techmundo

Nosso artigo lhe ajudou a entender a diferença entre padrão ouro e moeda fiduciária? 

Conte para a gente se, através desse texto, você conseguiu entender mais um pouco sobre a diferença entre padrão ouro e moeda fiduciária, sua opinião é muito importante para nós! O seu feedback é essencial para que nós possamos melhorar cada vez mais, buscando sempre trazer as melhores informações para todos vocês. 

Afinal, a sua opinião tem uma grande relevância para todos nós, e bons comentários são sempre bem vindos para que nossa equipe esteja mais motivada para trazer novos textos para você! Compartilhe também com os amigos para que nossa comunidade possa crescer cada vez mais!


Anúncio

Financeiro Digital é um portal que pertence à Generation Group, focado em finanças e informações personalizadas sobre as melhores opções de cartões de crédito. 

© 2021 - Financeiro Digital - Todos os direitos reservados

Sobre
Fale conosco 
Políticas de privacidade
Termos de uso
Disclaimer