É isso mesmo que você leu. As coisas para as moedas fiduciárias andam no mínimo… difíceis. E, por isso, o deputado Kim Kataguiri compra bitcoins, já que é algo com chances muito maiores de dar algum retorno. E você vai entender mais sobre isso nesse artigo.
Muitos conhecem o deputado Kim Kataguiri. Afinal, ele foi um dos co-fundadores do MBL (Movimento Brasil Livre), além de uma grande figura quando se fala sobre o liberalismo no Brasil.
Contudo, o que muitos não sabem, afinal ele não havia falado sobre até então, é que Kim Kataguiri compra bitcoins. O que surpreendeu muitos, já que ele é um deputado que diz não acreditar em moedas nacionais. E você vai entender o porquê disso nesse artigo.
Porque não confiar em moedas nacionais?
O motivo de Kim Kataguiri compra bitcoins é muito simples, e segue um raciocínio lógico. São muitos os fatores que definem o preço de algo. Ou seja, o quanto vale alguma coisa.
E moedas não fogem disso, afinal uma moeda é um produto. E todo produto tem um valor que depende de muitas variáveis.
Uma dessas variáveis é a escassez de um produto. Ou seja, um produto escasso é aquele que não é infinito; pode acabar. Assim como quanto é preciso gastar para acabar.
Imagine que você está na escola e tem uma bala. Se todos os seus colegas quiserem essa bala, e você tiver uma única, é possível trocá-la por alguma outra coisa. Afinal, muitas pessoas querem o seu produto, e elas podem competir para ver quem irá recebê-lo.
Assim, você tem a chance de escolher a melhor oferta para você. Afinal, existe muita demanda para um único produto.
Porém, caso o cenário seja diferente, e todos da sua turma tenham muitas balas, ninguém irá querer realizar uma troca de uma bala por algum outro produto. E caso você precise de algo, terá que oferecer mais balas, ou receber muito menos que antes. E isso é o que acontece com, basicamente, qualquer produto
No caso de dinheiro, quanto mais de uma moeda existe em circulação, mais essa moeda perde valor e se torna menos atrativa para os investidores e usuários.
Por conta disso, uma moeda não deve ter tantas novas impressões, mas não é o que os governos fazem pelo mundo, já que, fazendo isso, eles acabam gerando um imposto inflacionário (que iremos explicar em um outro artigo).
Por que Kim Kataguiri compra bitcoins e não confia em moedas nacionais
E é exatamente sobre isso que o deputado Kim Kataguiri falou durante sua conversa no Flow Podcast. Você pode conferir esse trecho abaixo, onde ele diz que Kim Kataguiri compra bitcoins:
Em sua fala, o deputado diz: “Eu não manjo nada, só sei que tô ganhando uma grana com Bitcoin e é isso aí. Depois do plano Biden, eu desacredito de moedas nacionais.”
Logo em seguida, ele ainda diz mais: “O cara simplesmente liga a impressora e fod… Bitcoin pelo menos eu sei que tem escassez, tem um limite que o cara só minera até ali, e o banco central, o maluco…(encerra com um movimento que representa a impressão de dinheiro).
Ou seja, como ele diz, o Bitcoin gera mais confiança, por isso Kim Kataguiri compra bitcoins. Pois ninguém irá imprimir mais notas que farão a moeda perder seu valor. Afinal, existe um limite de 21 milhões de bitcoins em circulação.
E quando isso acontecer, não serão geradas novas moedas. O que significa que existe uma escassez programada, justamente para que os usuários possam ter mais confiança, e que seu dinheiro não se torne menos valioso apenas pela quantidade.
Gostou do nosso artigo?
Então não deixe de conferir esse outro que escrevemos sobre o motivo da instabilidade do dólar. Ou esse sobre as melhores contas em dólar no Brasil.