Por que houve uma instabilidade no dólar na última semana?


Anúncio


Anúncio

Com muitos altos e baixos, continuamos tendo instabilidade no dólar a níveis mundiais já fazem 4 semanas. E nesse artigo explicaremos alguns fatores que foram responsáveis pela instabilidade no dólar na última semana.

Cotação do dólar e uma economia instável: entenda a relação.

Caso você não tenha hábito de ler notícias sobre a economia mundial, relacionar uma economia instável com a cotação da moeda pode parecer um assunto diferente e complexo.

Mas dessa vez relacionamos os fatos decorrentes recentes de um modo simples e objetivo, salientando as várias razões pela instabilidade no dólar.


Anúncio

A cotação do dólar funciona de qual modo?

Como qualquer moeda corrente, o dólar é uma mercadoria pois pode ser comprado, um ativo, ou um bem imóvel, variando seu valor de acordo com a demanda do mercado e alterações exteriores sobre as moedas de outros países.


Anúncio

Vamos usar de exemplo um chocolate, imaginamos que o chocolate produzido pelo país X teve alterações duvidosas em sua receita, o país X não passa tanta certeza ao adicionar tais ingredientes em sua composição, logo, os clientes que sempre compravam do país X, passam a comprar do país Y pois o mesmo se mostra instável e com menos tendências a perder investidores para sua marca de chocolates.

por que houve uma instabilidade no dólar na última semana?
Foto reprodução: Chocólatras Online

Quanto mais pessoas quiserem comprar o chocolate do país Y do que o X, fará com que o país Y tenha mais demanda, aumentando também o seu valor.


Anúncio

Esse exemplo pode parecer um pouco estranho, à primeira vista. Mas é basicamente isso que acontece também com uma moeda e que gera a instabilidade no dólar.

Como dito anteriormente, a moeda é uma mercadoria, assim como o chocolate. E o que acontece é, basicamente, a lei de oferta e demanda, criada por Adam Smith.

Há muitos anos que o dólar é, basicamente, a moeda mundial. A mais utilizada e requisitada, e havia um grande motivo para isso. Porém isso está mudando, e nós iremos lhe explicar o porquê.

A constante instabilidade no dólar

Como falamos, o dólar era considerado como a moeda mundial. E o motivo para isso era simples: os Estados Unidos. Ninguém vai contra a afirmação de que esse país é a maior potência mundial, porém são muitos os que dizem que esse cenário pode mudar.

O que acontece é o seguinte. Investir nos Estados Unidos não é algo difícil, afinal provavelmente o investimento irá render. E isso é bom, porém por ser seguro, traz menos lucros aos investidores.

por que houve uma instabilidade no dólar na última semana?
Foto reprodução: G1 – Globo

Contudo, nos últimos anos, muitos países vem adotando uma postura mais liberal, tornando mais fácil o crescimento de uma empresa e a venda de algum produto. E como o valor de investimento é menor que nos Estados Unidos, muitos começaram a apostar nesses países.


Anúncio

Assim, as moedas desses países passam a ser mais fortes, e a trazer mais segurança aos investidores para investirem ainda mais. E como falamos antes, essa é a lei de oferta e demanda. Conforme as pessoas vão deixando de usar o dólar para usarem novas moedas, o valor do dólar começa a cair.

Agora você pode se perguntar: Então é só por conta disso a instabilidade no dólar? E bom… a coisa não é bem por aí. Esse é um grande motivo, porém existem muitas outras coisas que envolvem a instabilidade no dólar.

Você lembra quando falamos de chocolate? Que quando um país começa a estragar o seu chocolate, as pessoas, consequentemente, irão parar de comprá-lo? Bom, esse é o outro motivo da queda do dólar.

Durante muitos anos, os Estados Unidos foi um dos países mais liberais na economia. Era muito fácil empreender lá, e ainda é. Mas as coisas estão começando a mudar. E já estavam antes, porém a pandemia acabou tornando isso muito maior.

por que houve uma instabilidade no dólar na última semana?
Foto reprodução: CNN Brasil

O que acontece é que, como você deve saber, mesmo que não acompanhe tanto as notícias, Donald Trump perdeu as eleições para Joe Biden. E, antes de continuar, deixamos claro que o que acontece é uma análise do cenário, e não uma posição política.

Com a entrada de Biden no poder, uma das formas de manter as despesas do Estado em dia foi a de tentar aumentar impostos. E isso em várias áreas e de várias formas possíveis. E essa é a prática que os Estados normalmente tomam para pagar as contas, ao invés de cortar despesas. Mas isso tem um efeito.


Anúncio

As inseguranças quanto ao governo aumentam. Afinal ninguém quer investir em um país onde, a qualquer momento, o Estado pode aumentar os impostos e retirar os seus lucros. Fora o fato de que quanto maior o imposto, mais difícil abrir e manter uma empresa.

Isso funciona como uma mensagem para os investidores. Quando você não quer alguém em sua casa, você não oferece nada e tenta cortar assuntos, para que ela se toque disso e saia. No caso do Estado, aumentar impostos tem esse mesmo efeito.

No cenário antigo, mesmo fazendo isso, os Estados Unidos eram a maior potência, e não havia outros lugares melhores para investir. Porém agora é diferente. Afinal, existem muitos países emergentes que podem crescer muito. Assim, os investimentos estrangeiros saem dos Estados Unidos, e isso causa uma instabilidade no dólar.

E é basicamente por isso que o passo a economia mundial causa tanta instabilidade no dólar: o dólar pertence a potência mundial, e é sempre atrativo investir em um lugar assim.

Mas assim que a economia mundial cresce em outros países, eles se tornam mais atrativos aos investidores. E se eles saem dos Estados Unidos, isso causa instabilidade no dólar. Afinal, são menos pessoas utilizando a moeda.

Gostou do nosso artigo?

Conta para a gente o que você achou desse artigo do Financeiro Digital sobre a instabilidade no dólar, para que possamos sempre melhorar o conteúdo que trazemos para vocês.


Anúncio

E claro, não deixe de conferir as outras postagens do site. Como, por exemplo, esse artigo sobre as contas em euro, e como você pode abri-las aqui do Brasil.Você também pode conferir esse post sobre as obrigações tributárias de uma microempresa. O que pode ajudar muito você que está começando nesse mundo.

Financeiro Digital é um portal que pertence à Generation Group, focado em finanças e informações personalizadas sobre as melhores opções de cartões de crédito. 

© 2021 - Financeiro Digital - Todos os direitos reservados

Sobre
Fale conosco 
Políticas de privacidade
Termos de uso
Disclaimer